Olá, seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Flórida Paulista, sexta, 16 de novembro de 2018.

A importância das avaliações escolares

de 24/08/2018
A importância das avaliações escolares

Na Segunda-feira ( 13 de Agosto ) conforme a solicitação da Gestora de Saúde de Flórida Paulista, a Enfermeira Ednéia Marin, a liga de Pediatria da Faculdade de Medicina da UNIFAI (Centro Universitário de Adamantina) coordenada pelo Médico Pediatra e docente do Curso de Medicina, Dr. César A. Franco Marinho, estiveram presentes para iniciar avaliações escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental Octaviano José Corrêa, em parceria com funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro foi para a realização de avaliações pôndero-estatural, aferição de pressão arterial e avaliação da acuidade visual por meio da aplicação de um teste de triagem.

O coordenador do projeto relata que:" A importância destas avaliações se fundamenta no aspecto preventivo. As politicas de saúde, têm evoluído significativamente na busca da prevenção e promoção da saúde, através deste mapeamento, que poderá avaliar os índices nutricionais destes escolares, como: Detecção precoce de casos de hipertensão arterial na infância, como avaliações visuais adequadas desde a primeira infância, permitem a prevenção de problemas visuais, pois, nesse período da vida, parcela significativa das alterações é reversível ou controlável."

Estudos apontam que o desenvolvimento motor e cognitivo são afetado diretamente pela deficiência visual desde o primeiro mês de vida. No período escolar, as alterações visuais são manifestadas ( especialmente nos primeiros anos de vida ) e afetam de forma importante os processos de aprendizagem, uma vez que dificultam a integração com o meio.

O projeto terá duração de 90 dias, e após este período, será apresentado os resultado a Gestora de Saúde, onde uma equipe multidisciplinar serão discutidas ações a serem implementadas.